A BRUMAN Engenharia, traz um novo conceito de construção, o SISTEMA MONOLÍTICO, destinado a construção de paredes estruturais externas e internas.
O produto não possui restrições de aplicação, podendo ser empregado independentemente da tipologia de obra, em residências unifamiliares ou multifamiliares, escritórios, galpões, hospitais, hotéis, conforme análise e projeto.
Sua finalidade é promover um sistema de painéis modulares pré-fabricados, industrialização da Construção Civil, tecnologia que garante maior produtividade, qualidade e segurança, reduzindo os prazos de execução, gerando economia de recursos e conferindo melhor qualidade para o usuário.
O processo Monolítico representa atualmente um dos sistemas construtivos mais avançados do ponto de vista técnico, em termos de tempo, qualidade e economia. Sistema construtivo autoportante (dispensa vigas e pilares) que traz racionalidade e produtividade ao canteiro.
A ideia básica consiste na possibilidade de atender, no mesmo sistema, exigências normativas de desempenho estrutural, de conforto térmico e de impermeabilidade, o que geralmente é um desafio complexo nos processos convencionais de construção.
Esse objetivo foi atingido com o desenvolvimento de um painel modular, pré-fabricado, leve, composto de uma alma de poliestireno expandido (EPS) entre duas malhas de arame de aço eletrossoldadas. Esses painéis têm espessura variáveis para atender diferentes necessidades de projetos, adicionado de um revestimento (Argamassa projetada ou micro-concreto) de até 3,5cm de ambos os lados.
O resultado desse novo sistema na construção civil é uma edificação realmente monolítica e com aspecto de alvenaria tradicional.
1 - Menor custo (economia nas fundações; redução do efetivo de mão de obra; aumento de produtividade; redução de madeira; não gera entulho; redução do consumo de energia elétrica durante toda a vida útil da construção...).
2 - Versatilidade e adaptável a todos os diferentes estilos arquitetônicos.
3 - Painéis com altura de pé-direito conforme projeto arquitetônico.
4 - Obra limpa sem gerar entulhos.
5 - Conforto térmico e acústico dos ambientes.
6 – Redução significativa do efeito poente na edificação
7 - Não proliferam cupins e fungos.
8 - Parede revestida altamente à prova de fogo.
9 - Fácil de ser transportado, não havendo necessidade de equipamentos de elevação.
10 - Alta capacidade estrutural.
11 - Pode ser utilizado como parede estrutural ou apenas fechamento.
12 - Facilidade na interface com sistemas tradicionais.
13 - Facilidade e agilidade nas instalações hidráulicas e elétricas.
14 - Aspecto final de uma construção sólido-rígida.
15 - O painel não sofre alterações após a exposição a condições climáticas diversas, durante o tempo de obra.
16 - Sustentável - Material 100% reciclável.
O light steel frame é um sistema construtivo que faz parte do sistema ces – construção energitérmica sustentável.
A estrutura é composta por perfis leves de aço, que em conjunto com as placas estruturais formam paineis estruturais capazes de resistir as cargas verticais, perpendiculares e de corte, transmitindo as cargas até a fundação.
O sistema integra tecnologia, resistencia, sustentabilidade, durabilidade e agilidade.
As obras executadas utilizando o sistema light steel frame, resultam em edificações com aspecto similar aos sistemas tradicionais, porém, com acabamento final muito superior, maior conforto térmico e acustico, canteiro de obra limpo e prazo de execução reduzido.
O sistema construtivo pré-moldado em concreto, traz um grande avanço para construção civil. Facilita o gerenciamento, aumenta os ganhos de produtividades e garante o controle da obra em todas as etapas da construção. Com um menor número de mão de obra, o gestor da obra passa a traçar metas e acompanhar os resultados, diminuindo o tempo de exposição dos trabalhadores ao risco de acidentes de trabalho.
Com a utilização do sistema pré-moldado, o ganho do espaço dentro do canteiro de obra é significativo, não sendo necessário a estocagem de grandes volumes de materiais. Este ganho de espaço físico, gera um ganho financeiro considerável, evitando custos adicionais, como a locação de áreas externas, permitindo outros ganhos, e uma logística eficaz dentro da obra.
A construção com o sistema pré-moldado, garante a rapidez e facilidade de manutenção, além de versatilidade na obra. Estas qualidades são reconhecidas em empreendimentos residenciais e comerciais, além de ser muito utilizado em obras industriais, entre outros que precisam oferecer rápido retorno e a melhor relação custo/benefício ao investidor.
A principal característica da construção convencional é sua função primária de vedação (ou fechamento), separando ambientes e fachadas. O emprego de vigas e pilares moldados por formas de madeira também é grande, sendo este o método construtivo mais utilizado pelos brasileiros.
Para estruturar um projeto desse tipo, é preciso contar com materiais como o concreto armado, que ficou popular durante o período modernista da arquitetura nacional.
Juntas, estrutura e vedação dão diversas possibilidades estéticas a um projeto e deixam as reformas mais flexíveis, embora possam conter vícios construtivos e ficarem mais suscetíveis a improvisos, a construção convencional traz mais segurança e confiabilidade para os brasileiros.
A maioria das construções convencionais também gera bastante entulho devido à quebra de blocos do sistema: as paredes são normalmente erguidas e depois rasgadas para receberem a tubulação – inclusive, esta é sua principal desvantagem econômica e ambiental, calculada em cerca de 20 a 30% de prejuízo em mão de obra e materiais.